A impressão 3D na medicina
A impressão 3D tem se mostrado como uma tecnologia com alto potencial de aplicação na medicina.
Cada vez mais as novas tecnologias se tornam parte da medicina contemporânea. Nesse rol de avanços, podemos citar a impressão 3D, uma inovação que está mudando o modo como os médicos realizam pesquisas e tratamentos.
Com esta tecnologia, é possível criar modelos físicos tridimensionais de um órgão ou osso do corpo humano. Tais modelos são realizados a partir de imagens médicas convencionais, como as imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética, e com o uso de softwares específicos.
A impressão 3D tem oferecido diversas vantagens aos médicos, a possibilidade de se melhorar o planejamento cirúrgico é uma delas. Considere o caso de um ortopedista que precisa corrigir uma deformidade óssea através de um cirurgia: com um modelo 3D da região na qual a cirurgia será realizada, ele consegue treinar estratégias operatórias e, desse modo, melhorar sua compreensão do local.
Isso significa que o médico pode tanto reduzir os riscos e o tempo de um cirurgia, como também escolher com mais precisão o tamanho próteses, parafusos e placas a serem utilizados na região.
As indicações de uso da impressão 3D na medicina
As situações nas quais a impressão 3D podem ser aplicadas na medicina são inúmeras. Em geral, ela tem sido bastante indicada em caso nos quais o entendimento de desvios rotacionais, ângulos e curvaturas são essenciais, algo que ocorre na ortopedia e durante uma cirurgia craniofacial.
A impressão 3D e o Grupo Fleury
O Grupo Fleury já oferece um serviço de consultoria médica e impressão 3D para cirurgiões. Tal tecnologia permite que os médicos solicitem, a partir de exames de tomografia computadorizada (TC), a impressão de partes do corpo em tamanho real.
O serviço está disponível em todas as unidades do Grupo em São Paulo que realizam o exame de tomografia. Trata-se de mais um passo para o futuro dado pela medicina personalizada. Um feito que pode desenvolver novas formas de interação entre os médicos e as novas tecnologias.
No mês de fevereiro, três doenças ganham destaque com a campanha intitulada: Fevereiro Roxo – Alzheimer, Lúpus e...
Idealizada pela Amazon, AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência), Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto...
A doença de Hirata apresenta-se com episódios de hipoglicemia hiperinsulinêmica (HH) e anticorpos anti-insulina positivos. A presença ou...